Será a primeira vez que uma juíza se sentará nos tribunais do Conselho de Estado
Na quinta-feira, 3 de março, 98 juízas prestaram juramento em cerimônia de posse em cargos no Conselho de Estado do Egito. Apesar do representativo e marcante fato, de ser a primeira vez que uma juíza se sentará nos tribunais do Conselho de Estado desde sua criação, há 75 anos, o evento abre um precedente, pois nenhuma das 98 juízas é cristã.
As juízas passaram por uma pré seleção feita nos órgãos tribunais inferiores. A International Christian Concern (ICC) levantou o questionamento, "se nenhuma mulher cristã foi selecionada das entidades inferiores, ou se não há nenhuma nessas posições para começar, nenhuma das quais representa bem o Egito em um país que tem aproximadamente 10% de população cristã", indagou a organização que apoia cristãos pelo mundo.
A ICC também ressaltou que, conforme fotos divulgadas do evento de juramento das juízes, foi possível observar que quase todas usavam véus islâmicos.
Em fevereiro, o juiz Boulos Fahmy Eskandar, de 65 anos, tornou-se o primeiro cristão copta a assumir a liderança do Supremo Tribunal Constitucional do Egito (SCC). O novo chefe do órgão terá um mandato de quatro anos, e substituiu Said Maree Mohamed Gad, que se aposentou por motivos de saúde.
A grande maioria dos cristãos egípcios são coptas, e representam cerca de 10% a 12% dos 102 milhões de pessoas nesta nação do norte da África.
Com informações International Christian Concern (ICC) - Foto: reprodução/ Pixabay.com