Implantação completa da tecnologia está prevista para o mês de julho
A novidade integra o projeto Embarque + Seguro Digital, idealizado pelo
O Ministério da Infraestrutura em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, divulgaram um grande passo no projeto Embarque + Seguro Digital, que fará da conexão Rio de Janeiro x São Paulo, a primeira do país com embarque 100% digital. Nesta sexta-feira (11), as estatais envolvidas na adoção da tecnologia, Infraero e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), assinaram o acordo de cooperação técnica.
Com a novidade, os passageiros do trecho mais movimentado do Brasil, poderão embarcar no avião, sem precisar apresentar os documentos de identificação, utilizando a biometria. O governo espera que a mudança siva para agilizar o trânsito de passageiros e tripulantes de aeronaves, e afirma que os aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, na capital fluminense já devem aderir ao funcionamento ainda este ano. A implantação completa da tecnologia está prevista para julho.
Desde outubro de 2020 a janeiro deste ano, foram realizados testes com o uso de biometria, com cerca de 6,2 mil passageiros, e profissionais da aviação civil, que também avaliaram a tecnologia, em sete aeroportos do país.
A Agência Brasil relata que o procedimento para os passageiros, "se inicia junto ao check-in online. Será preciso apresentar os dados pessoais, incluindo o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e tirar uma foto com a câmera do celular. Caberá à companhia aérea usar o aplicativo desenvolvido pelo Serpro para realizar a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto enviada com os registros das bases governamentais. Uma vez validado, as câmeras dos aeroportos estarão prontas para reconhecer o viajante e liberar seu acesso", explica.
CPAD News/ Com informações Agência Brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil